Wifi na casa toda, um sonho possível

Se você é uma pessoa normal o sinal de wifi não alcança sua casa inteira.

Mas só porque é assim não significa que tem que ser assim. E é hoje que isso vai mudar. Vai lendo que eu vou te ensinar a deixar o wifi pegando firme e forte em todos os cantos da sua residência.

Para os fins deste artigo considerarei a planta abaixo, mas projetos arquitetônicos diferente tem pouca ou nenhuma influência no que vou escrever.

Planta genérica de um apartamento.

O problema inicial: sua operadora de internet

O sinal de wifi, como todo sinal de rádio não direcional, pode ser mentalmente visualizado como uma esfera de fumaça que parte da antena do seu roteador e vai ficando mais diluída à medida que se afasta daquela.

O grande problema dos sinais de rádio é que eles caem de potência na proporção do inverso do quadrado da distância

Mas hein?!?

É o seguinte: digamos que você está há um metro da antena, sinal com 100% da potência, ao se afastar mais 1m (2m no total), a potência do sinal cai para 1/4, numa distância de 4m o sinal será 1/16 da potência máxima, em 8m o sinal terá 1/64 da potência original. Como os números ficam pequenos demais rápido demais, os sinais de wifi são medidos em decibéis (que é uma escala excelente para medição de mudanças enormes: cada 10 decibéis negativos representa a queda pela metade da força do sinal):

típica medição de sinal wifi. O wifi foi projetado para funcionar muito bem até -75dB de força de sinal, ou seja, cerca de 1/64 da potência máxima.

“Tá, mas o que isso tem a ver com minha operadora de internet?”

Tudo, jovem. Tudo.

As operadoras de internet instalam seu roteador no ponto mais conveniente para elas e não no melhor ponto para você. Geralmente a instalação é feita na entrada da casa, e o efeito é esse aqui: 3/4 do sinal vão pro vizinho e pro hall de entrada:

O sinal de wifi é essa bola em degradê centralizada no roteador.

Se o roteador da operadora é ligado no coaxial (aquele cabo de antena) da tv a cabo e o cabo da tv a a cabo chega em todos os ambientes da casa, você pode procurar um ponto mais central e aproveitar melhor a cobertura do roteador, assim:

roteador da empresa de internet instalado no centro da casa. Há um aumento considerável de cobertura.

Pode ser que só isso já resolva o seu problema, mas duvido: os roteadores das operadoras têm baixíssima potência.

Se com a mudança acima der para pegar a casa quase toda, é provável que a instalação de um roteador mais potente já te dê tudo o que você precisa (todos os links para a Amazon são de afiliado):

Daqui, temos os seguintes cenários, a depender de como é sua casa e disponibilidade para mudanças nela:

  1. Só há um ponto de tv a cabo na casa, impossibilitando a mudança de localização do roteador da internet mas você pode e se dispõe a passar um ou mais cabos de rede para outros locais da residência;
  2. Só há um ponto de TV a cabo na casa e você não pode ou não quer passar cabos de rede para outros locais;
  3. há mais de um ponto de TV a cabo na casa e, mudando o local do roteador, o sinal quase chega nela toda;
  4. há mais de um ponto de TV a cabo na casa mas, mesmo mudando o local do roteador o sinal não vai muito longe e você pode e se dispõe a passar um ou mais cabos de rede para outros locais da morada;
  5. há mais de um ponto de TV a cabo na casa mas, mesmo mudando o local do roteador o sinal não vai muito longe e você não pode ou não quer passar um ou mais cabos de rede para outros locais da residência.

Veja em que cenário você se encaixa e leia o trecho pertinente abaixo. Em todos os casos baixe no seu celular um aplicativo chamado wifi analizer. Você vai precisar dele. Pode ser qualquer um dos milhões de aplicativos com esse nome.

  1. Um ponto de TV a cabo e você pode passar cabos de rede pela casa.

Neste caso você tem a rede assim:

E quer deixar assim:

Uma casa completamente coberta pelo sinal wifi

Como fazer isso? A primeira coisa que você vai fazer é passar cabos de rede (no caso da imagem acima, 3 cabos, um para cada nova “bolinha” de sinal) saindo do seu roteador até o local onde ficarão os outros pontos de wifi.

A segunda coisa que você vai fazer é comprar um repetidor de sinal para cada local em que você fez chegar o cabo de rede:

Você vai ligar ele assim: cabo de rede conectado nele e ele na tomada

O passo seguinte é abrir o wifi analyzer e ver quais são os nomes e canais de suas redes sem fio:

Na minha casa as redes são cegadedenet (canal 9) e cegadedenet2 (canal40)

Você vai configurar os repetidores para ter o(s) mesmo(s) nome(s) de rede, canal(ais) e senha(s) da sua rede atual.

Se o roteador disponibilizado pela operadora não tiver portas de rede suficientes você pode ligar todos os cabos em um switch e ligar o switch no roteador:

Pronto! Se você andar pela casa o seu celular vai se conectar automaticamente no ponto de rede sem fio com sinal mais forte e vai mudar de ponto sem cair a conexão! Vá curtir a sua rede!

2. Só há um ponto de TV a cabo na casa e você não pode ou não quer passar cabos de rede para outros locais.

Bom, aqui temos duas soluções:

a) passar o sinal da rede cabeada pela fiação de energia elétrica.

Parece magia, mas funciona!

Você vai precisar de um kit powerline, como este aqui:

kit powerline

Você vai ligar o cubo pequeno na tomada ao lado do seu roteador de internet (atenção: nenhum desses componentes pode ser ligado em um filtro de linha ou transformador), ligar um cabo de rede entre o seu roteador e o cubinho e ligar os cubos maiores em outras tomadas da casa.

Você vai configurar os cubos maiores para ter os mesmos nomes de rede e canais da sua rede caseira (veja como no item anterior) e eles vão se comunicar com o seu roteador através da rede elétrica.

Se precisar de pontos extras, você pode os adquirir aqui:

Se o roteador disponibilizado pela operadora não tiver portas de rede suficientes você pode ligar todos os cabos em um switch e ligar o switch no roteador:

Funciona lindamente, mas tem uma desvantagem: enquanto passar cabos te permite formar uma rede que passa até 10Gigabits/s (sendo 1Gigabit/s o padrão mais usado atualmente), esta solução permite até 300Megabits/s, o que pode ser mais que suficiente se a sua internet é mais lenta que isso.

b) Criar uma rede mesh

Rede mesh é uma rede de fofoqueiros: um ponto de rede sem fio manda a informação para o próximo, que manda para o próximo e assim por diante até chegar no seu roteador.

Duas sugestões de equipamentos:

O da google é um pouco mais lento e um pouco mais caro, mas vem com três pontos, o da tp-link é um pouco mais rápido e um pouco mais barato, mas vem com dois pontos. VocÊ pode comprar mais de um kit desses se precisar de mais pontos (eu compraria todos da mesma marca e modelo, pra não ter perigo de dar errado).

Sendo uma rede em que os pontos conversam entre si, é importante que eles estejam colocados onde o sinal é forte. Assim, ao invés de uma disposição dessas, em que as bolinhas só se cruzam onde o sinal é fraco:

Você quer uma disposição assim:

a borda de cada bolinha de sinal passa pelo centro da próxima bolinha

E como organizar isso? Coloque o primeiro ponto, ligue, abra o wifi-analyzer, e saia andando pela casa. Note os locais em que o sinal dá pelo menos -75 dB de força. Você vai instalar o próximo ponto no lugar mais conveniente para você que tenha esta potência de sinal (ou maior).

vai andando pela casa como se fosse um caça fantasmas

Coloca o ponto nesse local, liga, configura e repete a operação com os pontos restantes até que a casa inteira esteja coberta com wifi de alta qualidade.

Esta opção é BEM mais rápida que a anterior, porém é mais cara para implementar.

3. há mais de um ponto de TV a cabo na casa e, mudando o local do roteador, o sinal quase chega nela toda

Esta é a situação mais fácil de resolver. Mude o roteador de lugar e coloque um roteador mais potente que o do seu provedor de internet:

Se o orçamento não permitir esse aí de cima, vai neste aqui debaixo que também é bom:

4. há mais de um ponto de TV a cabo na casa mas, mesmo mudando o local do roteador o sinal não vai muito longe e você pode e se dispõe a passar um ou mais cabos de rede para outros locais da morada.

Veja o que escrevi no item 1

5. há mais de um ponto de TV a cabo na casa mas, mesmo mudando o local do roteador o sinal não vai muito longe e você não pode ou não quer passar um ou mais cabos de rede para outros locais da residência.

Veja o que escrevi no item 2

Outras considerações

Já que você está mexendo em todo o wifi da casa, aproveite para colocar as suas redes sem fio em canais menos usados.

“Como assim, ouriço?!?”

As redes sem fio funcionam em canais predefinidos (as redes 2.4Ghz funcionam nos canais 1–13 e as 5Ghz funcionam nos canais 26–165). Se houver 2 ou mais redes diferentes em um mesmo canal elas interferirão entre si, diminuindo o alcance e velocidade da sua rede.

Para encontrar os melhores canais para a sua rede sem fio, desligue o wifi da sua casa, abra o wifi analyzer e selecione “Avaliação de Canais”. Ele vai indicar quais são os melhores canais para configurar sua rede sem fio:

No meu gráfico, os canais 12, 13, 5, 6 e 4 são os melhores (nessa ordem)
Em 5Ghz, na minha casa, os melhores canais são 52, 56…

Configure sua rede para usar os melhores canais, isso vai aumentar o alcance do sinal e vai evitar interferências.

“E se eu não sei fazer nada disso?!?”

Chama um técnico de informática (ou aquele seu sobrinho que sabe tudo de computador) e mostra esse artigo. Ele vai desenrolar isso pra você.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.