Whiskey, whisky, scotch, rye, tennesse, o fabuloso mundo do uísque.

Scotch Whisky

Como o próprio nome indica, é o uísque feito e envelhecido na Escócia por pelo menos três anos. São produzidos a partir da fermentação de malte (que são grãos de cereais germinados e torrados, a germinação transforma os amidos da semente em açúcares) e grãos não germinados como trigo, centeio e milho.

Irish Whiskey

Além da grafia ligeiramente distinta (whisky x whiskey) o uísque irlandês é, obviamente, fabricado na Irlanda.

Bourbon e Tennesse

São os uísques americanos. Diferentemente de seus primos do velho mundo, eles são feitos exclusivamente em barris de carvalho novos tostados por dentro e têm que usar ao menos 51% de milho em seu mix de cereais (os outros 49% são cevada, centeio e/ou trigo).

Rye / Canadian Rye

Nos Estados Unidos o Rye é feito com ao menos 51% de centeio. O Canadian Rye é o Rye feito no Canadá (onde, paradoxalmente, não há sequer obrigatoriedade da bebida usar centeio em sua fabricação).

  1. Uísque não envelhece depois de ser engarrafado.
  2. Uísques não podem ter muito mais que 50 anos, pois a cada ano cerca de 2% do conteúdo de um barril evapora (a parcela dos anjos, segundo os escoceses).
  3. Infelizmente, o mercado escocês está se concentrando em algumas multinacionais, que estão acabando com a tradição das idades para criar cinquenta variações do mesmo uísque. Ao mesmo tempo, diversos produtores independentes estão surgindo.
  4. Historicamente, ninguém bebia single malt e nem deveria, pois não havia tecnologia para garantir padronização a ponto de alguém saber que duas garrafas do mesmo uísque single malt teriam gostos parecidos. Por isso, o trabalho mais importante era o de um “master blender”. Ainda hoje, não faltam blends sensacionais.
  5. Há blends, single malts e single casks e algumas variações. No passado, grupos de amigos compravam barris das destilarias para envelhecer in situ. Alguns intermediadores criavam seus próprios blends ou separavam barris para vender com suas marcas. Esse mercado quase acabou, mas você ainda encontra várias dessas garrafas pelo mundo.
  6. Quase todo uísque é diluído. Se você quiser, pode comprar algumas garrafas “cask strength”, mas vai provavelmente ter que diluir você mesmo, pois não é todo mundo que gosta de beber algo com 56% de álcool (pense na sensação de engolir um gato vivo de ré).

Single Malts

Vamos aos single malts, então. As principais dimensões de gostos são defumado/delicado e robusto/leve. Há duas principais razões para isso: características de certas comunidades e uso de peat.

Japoneses e Taiwaneses

Fora da Escócia, os uísques com mais história são os japoneses. O Japão também conta com água cristalina e uma obsessão por qualidade, embora lá também haja a versão em escala dos uísques sem muita personalidade.

--

--

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store