Roupas e Visual Storytelling

Texto elaborado pelas consultoras da IMO

IMO Consultoria de Imagem (@imoconsultoriadeimagem) • Fotos e vídeos do Instagram

Quando nos vestimos (e temos que fazer isso diariamente), quer queiramos ou não, estamos nos comunicando, contando uma história tanto para nós mesmos, quanto para os outros.

A comunicação que se dá através do vestir é visual e semi-simbólica. Visual porque é não-verbal (não usamos palavras escritas nem faladas) e semi-simbólica porque as mensagens enviadas não são diretas: podem gerar diferentes interpretações dependendo de quem as recebe.

Tais interpretações, contudo, tendem a ir num mesmo sentido; estão dentro de um “senso comum” que se forma a partir do contexto social e cultural em que se vive.

É importante mencionar, também, que uma peça de roupa isoladamente não comunica praticamente nada, porque ela não traz um significado intrínseco. A mensagem que ela vai transmitir depende das suas características, claro, mas, principalmente, do conjunto do look ( demais peças de roupa, sapatos, acessórios), de quem usa, como usa, onde usa e quando usa.

Bom, feitas essas breves explicações, vamos ao que interessa!

Sabe o “senso comum” que falei antes, é exatamente por causa dele, da construção sócio-cultural de sentido, que, via de regra, um costume bem cortado usado com um sapato social vai transmitir tradição e seriedade; uma jaqueta biker com calça e coturno vão passar uma mensagem de rebeldia e distanciamento e uma camiseta com jeans e tênis vão significar simplicidades e discrição.

Aposto que quando dei os exemplos acima, as imagens que vieram na sua cabeça foram assim (ou algo próximo disso — olha o senso comum aí!):

Acontece que pela descrição que eu dei, as imagens poderiam perfeitamente ser essas:

Conseguem ver como as mensagens transmitidas são COMPLETAMENTE diferentes?

Mais diferentes ainda vão ser a depender de quem vai usar essas roupas, onde vai usar, como vai usar, quando vai usar e dos demais acessórios vão compor o look.

E você? Sabe que história está contando? Que narrativa está construindo sobre você mesmo?

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.