Relógios: tipos, curiosidades, quando usar e como combinar

Relógios Sociais

O que é, então, um relógio social? É aquele para ser usado em ocasiões formais, que exigem ao menos o uso de um costume (“paletó e gravata”). Relógios desse tipo têm um requisito básico: passar por baixo do punho da camisa social sem fazer volume nela.

Patek Philippe Calatrava
vista lateral do calatrava
Muhammad Ali usando seu cartier tank
Relógio A. Lange & Sohne Saxonia thin.

Relógios-Ferramenta

Vamos então falar dos relógios-ferramenta. Estes são os relógios usados para cumprir alguma função além de dizer as horas. Os relógios-ferramentas podem ser divididos em dois grandes grupos: os relógios profissionais e os esportivos.

O cartier santos foi um dos primeiros relógios de pulso do mundo.
relógio flieger da alemã Laco

Relógios e Corridas

A próxima categoria de relógio ferramenta são os relógios com taquímetro, feitos para pilotos de corrida calcularem a velocidade média em um trecho de 1km (ou uma milha, tanto faz para o relógio). Os mais famosos taquímetros do mundo são o Rolex Daytona e o Omega Moon. O Omega Moon tem esse nome por ter sido o primeiro relógio usado na lua (mas não o único, a Bulova e a Seiko também têm relógios que foram usados por lá.

Rolex Daytona

Relógios de Campo

Outro tipo de relógio ferramenta que faz muito sucesso é o relógio de campo/aventura/escalada. No começo do século 20 os relógios de pulso eram muito frágeis, não resistiam a pancadas ou a qualquer contato com a água. Os fabricantes tentavam lidar com o problema fabricando gaiolas que eram colocadas sobre a caixa dos relógios para proteger de impactos ou do contato com a água. O problema é que essas grades deixavam a leitura das horas mais difícil ou impediam que se desse corda nos relógios.

Anúncio do lançamento do rolex oyster
anúncio do rolex explorer
relógios seiko alpinist
Relógio Omega Aqua Terra 15.000 gauss. O ponteiro de segundos listrado é característica marcante do modelo

Esportivos

Vamos então entrar na categoria mais popular dos relógios ferramenta: os relógios esportivos. Nesta categoria estão os relógios feitos para a prática de determinado esporte (é nada, ouriço!). Comecemos pelo que é provavelmente o primeiro tipo de relógio esportivo: o relógio para jogar pólo. Os jogadores de pólo tinham um problema sério: era ocorrência comum seus relógios terem os vidros espatifados ou mecanismos quebrados em impactos durante uma partida.

Relógio JLC reverso em processo de reversão
as 3 fases do basculante
em processo de viragem
protegido contra pancadas

No fundo do mar!

O próximo relógio esportivo veio surgir no fim dos anos 1950 início dos 1960 por influência de Jacques Cousteau, o famoso mergulhador francês criador do aqualung, o sistema de respiração autônoma subaquático. Como vocês já devem ter adivinhado (se ainda estiverem lendo), o esporte é o mergulho. O primeiro relógio de mergulho moderno, ou seja, aquele que foi projetado não só para resistir à água, mas também trazer alguma funcionalidade específica para o esporte, foi o Blancpain Fifty Fhatoms.

Relógio Blancpain Fifty Fathoms bathyscaphe
O preenchimento com óleo mineral do Sinn UX Hydro impede que o vidro do relógio se torne um espelho durante o mergulho.

O Surgimento dos Smartwatches

O último tipo de relógio esportivo que vou comentar é o monitor cardíaco. Ele é usado na prática dos mais variados esportes. As marcas mais conhecidas são Polar , Garmin e Suunto. Assim como os tênis de corrida, o ideal é usá-los apenas para a prática desportiva. Os monitores cardíacos foram os predecessores dos smartwatches. Nesta categoria a Apple nada de braçada, sendo hoje a maior fabricante de relógios do mundo, independentemente do tipo.

Adendos

Um adendo: reparem a diferença de altura entre um relógio social e um smartwatch. Dificilmente o punho de uma camisa social passa por cima de um smartwatch sem fazer volume.

relógio na posição errada
relógio na posição certa

--

--

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store