Encaremos os fatos: você se barbeia errado.

Como é que eu sei isso? Você está lendo um guia sobre barbear.

A grande maioria dos homens hoje em dia não consegue se barbear diariamente sem ter irritações na pele ou formação de pelos encravados. Estes homens simplesmente se colocam na caixa do “eu tenho pele sensível” e seguem a vida com uma eterna aparência de quem precisa fazer a barba.

Mas não precisa ser assim. Qualquer homem pode raspar a barba diariamente sem irritação e sem formação de pelos encravados.

Como? Vai lendo que eu te ensino.

O que é pele irritada?

A irritação da pele ao barbear são cortes e/ou abrasões causadas pela lâmina de barbear na epiderme (a camada mais externa da pele).

Ao raspar a barba tentamos um incrível ato de equilibrismo: cortar pelos duros como fios de cobre o mais rente possível da epiderme sem causar cortes ou abrasões. As pessoas que sofrem irritações na pele são as que falharam em realizar tal façanha.

É difícil fazer isso? Não se você: 1) conhecer seu rosto, 2) usar as técnicas corretas, 3) usar os produtos certos.

Conhecendo o seu rosto.

Conhecer o rosto — ou melhor, conhecer o padrão de crescimentos dos pelos em seu rosto — é fundamental para obter um barbear perfeito. Conhecer em que sentido os pelos do seu rosto crescem em cada uma de suas áreas é importante para conseguir cortar os pelos no sentido de seu crescimento e não no oposto dele.

A razão desta regra é simples: Quando a lâmina passa no sentido do crescimento do pelo este último tende a empurrar a primeira para cima, afastando-a da epiderme. Quando a lâmina passa no contrapelo o pelo tende a puxar o fio da lâmina para baixo, para perto da pele, causando cortes e abrasões na epiderme.

Isso não quer dizer que você nunca poderá passar o barbeador no sentido do contrapelo. Quando sua técnica estiver toda certinha você vai poder passar a lâmina em contrapelo mas, por enquanto, evite.

Geralmente os pelos da barba do homem crescem nos sentidos mostrados nas setas da figura abaixo. Vale a pena você ter um mapinha próprio se a sua barba for diferente:

Mas Ouriço, eu tenho um redemoinho em um dos pontos da barba, em que direção devo passar o barbeador?

Tentando ao máximo seguir o crescimento da barba, como representado na figura abaixo:

Técnicas para barbear

a) amolecer a barba

Após mapear o rosto e priorizar a passagem da lâmina no sentido do crescimento, você deve adotar algumas técnicas para facilitar o barbear.

A primeira é molhar a barba. Já reparou que em filmes antigos os barbeiros sempre colocam uma toalha molhada e quente no rosto do cliente antes de iniciar o barbear? Tal medida visa molhar os pelos para que eles fiquem mais moles e fáceis de cortar.

Aqui um vídeo completo de um barbear na tradicional barbearia Truefitt & Hill:

Truefitt & Hill — Shave | World’s Oldest Barbershop listed in the Guinness Book — YouTube

Mas calma que você não precisa preparar uma toalha quente todo dia antes de barbear: basta fazer a barba após o banho, seus pelos já estarão devidamente amolecidos.

Duas observações: 1) você pode passar condicionador na barba durante o banho para deixar os pelos ainda mais moles e fáceis de cortar; 2) Depois de banho não é DURANTE o banho!

b) Esticar a pele

Outra técnica importante é esticar a pele da região a ser raspada com sua mão livre. Você deve esticar a pele na direção contrária ao sentido de crescimento dos pelos. Isso faz com que eles fiquem em pé.

Você quer deixar os pelos de pé por dois motivos: 1) o corte será mais rente e 2)os pelos cortados desta forma ficam com um corte reto ao invés de oblíquo (o corte oblíquo tem mais tendência a encravar).

Além disso, a pele esticada fica mais firme e reta sendo portanto mais difícil de cortar por acidente.

c) Não pressione o aparelho contra o rosto.

Barbeiros profissionais em outros países treinam o barbear raspando balões de festa besuntados com creme de barbear

Tal exercício tem o intuito de treinar a musculatura e coordenação motora para que o toque da lâmina no rosto seja o mais leve possível. Quem consegue fazer a barba em um balão sem o explodir certamente raspará sua barba sem causar irritação.

Basta o peso do aparelho para raspar a sua barba. Fazer força só vai pressionar a lâmina contra a epiderme e causar irritação.

Produtos para o barbear perfeito

Com o mapeamento do rosto e conhecimento das técnicas você já está quase pronto para ter o melhor barbear da sua vida. Só falta ter usar os produtos certos.

a) produtos que preparam sua barba ou o rosto para raspagem

Os produtos que preparam a barba ou o rosto para a raspagem são os pré-barba, os cremes, géis, sabões de barbear e, se for o caso, pincel de barba.

Os pré barba vão desde a simples aplicação de condicionador na barba durante o banho até produtos feitos para serem esfregados no rosto molhado logo antes da aplicação do creme de barbear.

Provavelmente o pré barba mais famoso que existe é o Proraso Crema Pre Barba:

Pré-Barba Proraso Red — Shave Place

Eu recomendo o pré barba para as pessoas que mesmo seguindo todas as dicas aqui ainda não ficam completamente livres de irritação.

Os melhores cremes/géis de barbear são os que reúnem as seguintes qualidades: 1) hidratem e mantenham a hidratação do pelo; 2) aumentam o deslize da lâmina.

As espumas de barbear em lata são (salvo raras exceções) ruins em ambos os quesitos. É melhor apostar em um creme de barbear ou sabão de barbear para fazer o serviço, esses últimos forma espumas com bastante água e que são mais deslizantes que os das latinhas.

Há bons cremes de barbear para todos os bolsos. Deste o simples porém honesto Bozzano:

Tem tem ótimo porém super difícil de encontrar Fix Modell:

E o super fedido porém muito bom Maca Root, da Body Shop

Os da Gillette e Nivea não são grandes coisas.

Como alternativa aos cremes, você pode ir para o caminho mais tradicional, o dos sabões de barbear.

No Brasil temos algumas opções muito boas de sabão de barbear, como o Proraso Red:

Sabão de Barbear Proraso Sândalo — Shave Place

E o Cade, da L´Occitane:

Infelizmente, para mim, o sabão de barbear da Granado é muito, muito, muito ruim. Idem o sabão de barbear da Nivea. Ambos formam espumas aeradas e que se dissipam em instantes, não servindo para um bom barbear.

E como é que eu faço espuma com um creme ou sabão de barbear?

Este vídeo aqui mostra o processo de criação da espuma usando creme de barbear, um pincel de barbear e uma tigela (eu faço o mesmo porém sem a tigela, diretamente no rosto):

The Lathering of Tabac Shaving Cream — YouTube

E este outro mostra como fazer espuma usando um sabão de barbear:

How to Lather a Shaving Soap in a Bowl or Mug — Hard Puck Lathering Tutorial — YouTube

E onde eu acho pincel de barbear?

Se você tiver paciência para importar, o pincel de pelos sintéticos da DS é uma excelente alternativa. Ele tem um bom tamanho e seus pelos são super macios, não arranham a pele:

No Brasil temos algumas opções boas como o pincel da Body Shop, que também tem pelos sintéticos bem macios:

E o ótimo pincel de barbear da Proraso, em cerdas suínas:

Pincel de Barbear Proraso — Shave Place

Os pinceis da DS e da proraso provavelmente durarão sua vida inteira. Depois do uso, lave o pincel, esprema o excesso de água e deixe ele em local ventilado para secar. Os pincéis sintéticos secam super rápido, os em pelos naturais demoram mais.

Certo, me barbeei, e aí?

Agora lave o rosto com água fria para acalmar a pele e retirar os restos de espuma e é hora do pós barba. Para quem tem a pele seca ou normal, recomendo fortemente o pós barba refrescante da Vito:

Pós Barba Vito The After Shave — VITO (usevito.com.br)

O da nívea também é honesto:

Para quem tem uma pele oleosa, eu recomendo os pós barba de base alcóolica, como o Bozzano:

E o excelente Proraso:

Pós Barba Proraso Green — Shave Place

Se tudo deu certo você está com a pele fresquinha, a barba bem feita e uma sensação boa de cuidado.

Tive micro cortes/pontinhos de sangue! O que eu faço?

Molhe o rosto e esfregue pedra hume nele. Aguarde um minuto e enxague o rosto:

Em meu próximo artigo explorarei o mundo dos barbeadores. Espero que tenham gostado!

Dica: tem cupons de desconto para as lojas Vito e Shave Place no grupo do Ouriço no telegram, clique no link abaixo e entre!

https://t.me/joinchat/TOl-n8X4qXM3MjYx

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.