O guia das calças chino do Ouriço de Cartola!

Ouriço de Cartola
4 min readAug 15, 2022

--

Você só usa calças jeans? Está pronto para descobrir uma nova dimensão de conforto e estilo? Vem comigo que eu vou te apresentar ao mundo das calças chino!

Chino enrolada com camisa de linho e espadriles, você preparado para o mais quente dos verões

“O que é uma calça chino, meu caro equinodermo?”

As calças chino surgiram no século 19, durante a Guerra Hispano-Americana, que foi travada nas Filipinas. “Chino” é a palavra espanhola para “chinês” e era uma referência para o local de fabricação das peças.

As calças surgiram como resposta ao problema de como vestir uma enorme quantidade de soldados gastando o mínimo de tecido. As calças foram modeladas mais próximas ao corpo e se livraram de outros excessos como bolsos muito grandes.

Basicamente, o que define uma calça chino é são duas características: 1) serem feitas de brim (um tecido de algodão feito com ligamento sarja, o mesmo do denim, serge, foulard, surah, tweed e gabardina); e 2) ter bolsos internos, sendo o lateral vertical.

mapa do ligamento sarja
detalhe do bolso vertical característico das chino
detalhe do bolso traseiro interno das chino.

Como as chinos foram criadas como uma medida de economia de tecido, elas nunca têm pregas.

“Em que situações eu posso usar uma calça chino, ouriço?”

Aí encontramos a primeira vantagem das chino, jovem! Elas são extremamente versáteis, vão do despojado conjunto “tênis/calça/camiseta”, passando pelo veraníssimo “loafer/calça/camisa de linho” até o “casamento na praia”.

“E como as chino devem vestir?”

Em relação à altura, geralmente as chino vestem na altura das calças jeans, uns três dedos abaixo do umbigo. Podem, contudo, ser modeladas mais altas, quase no umbigo, o que vai trazer ainda mais conforto para o usuário.

Se a calça estiver bem ajustada não será necessário usar cinto (mas pode, claro!).

Em relação à largura, seguindo a ideia de sua criação, não deve sobrar muito tecido, a calça deve ficar próxima ao corpo (não é colada, jovem!!!).

Uma dica: pince a calça com os dedos na altura do meio da coxa, o tecido pinçado deve ter cerca de dois dedos de largura, se tiver mais que isso a calça precisa de ajuste.

Em relação ao comprimento, opte pela barra entre meia quebra e zero quebra, como ilustrado nas fotos abaixo. Se a calça for mais longa que isso, peça para a loja fazer o ajuste para você (quase todas elas fazem isso de graça).

Barra meia quebra, a calca encost bem no sapato
barra zero quebra, a calça praticamente não encosta no sapato (mas encosta!!).

“E cores, Ouriço?”

É sua primeira chino? Vai na azul marinho, uma sucessora natural das suas calças jeans.

Quando você se acostumar com a ideia da chino, vale pegar também uma cáqui.

Inclusive fica a dica: calças chino cáqui são provavelmente o único tipo de calça comprida que vai bem com sapatos do tipo boat shoes/docksiders (sim vale enrolar a barra neste caso);

Chino enrolada com docksiders, um clássico do verão

Dado o histórico militar das chino, obviamente as calças verdes seriam clássicas:

Depois que você passou pelas clássicas, vale olhar sua cartela de cores e, se compatíveis com você, apostar em cores como rosa:

Esmeralda:

Marsala:

Vale quase tudo, menos chino preta, jovem!!!

--

--

Ouriço de Cartola
Ouriço de Cartola

Written by Ouriço de Cartola

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula. AWIN

Responses (3)