Guia dos colarinhos

Ouriço de Cartola
6 min readMay 20, 2024

--

Vai comprar uma camisa social e não faz ideia de que tipo de gola escolher? Vem com o Ouriço de Cartola que eu te ensino, jovem!

(O Rei Felipe VI da Espanha com uma gola clássica da aristocracia europeia: as pontas encostam na lapela do paletó)

A escolha do tipo da gola de uma camisa de botão está intimamente ligada ao resto da roupa e à mensagem que você quer passar (ex: uma gola presa com botões, muito usada pelos americanos, passa mais informalidade do que uma gola rígida como a utilizada pelo Rei Felipe VI na foto acima).

Se a ideia é passar uma mensagem de sofisticação, não há muito como fugir da regra “faça o que a realeza faz”. É por causa dessa norma, por exemplo, que nunca se deve abotoar o botão de baixo de um paletó: O Rei Eduardo VII usava o paletó com o último botão desabotoado e a moda pegou.

A aristocracia europeia prefere golas de camisa encostam ou ficam ligeiramente sob as lapelas de seus paletós, como demonstram o Rei Charles abaixo e o Rei Felipe VI acima.

Rei Charles e

“Ah Ouriço mas isso é um detalhe tão pequeno, não pode fazer muita diferença!”

Vamos para um exemplo prático. Repare na gola da camisa do CEO do Tiktok, Shou Zi Chew, veja como ela fica sempre encostando na lapela do paletó:

Agora compare com a gola da camisa do Nicholas Galitzine, cujas pontas “fogem” da lapela:

Percebe como na segunda foto a gola da camisa tira a harmonia do look? Parece que ela não foi feita para o resto da roupa, enquanto no caso do CEO do TikTok o efeito é o contrário: a camisa dá a impressão de ter sido produzida para fazer o conjunto com o seu summer smoking.

Mais um exemplo. Note as golas das camisas do personagem James Bond interpretados por Sean Connery e pelo ator Daniel Craig.

A mudança de um estilo clássico e aristocrático, adotado por Sean Connery, para outro que foge das convenções da realeza (caso do Daniel Craig) não é acidental: o personagem passou por uma severa mudança comportamental, deixando de ser um homem extremamente sofisticado para se tornar um brutamontes que resolve todos os problemas com socos, tiros e explosões.

Isso quer dizer que não se deve nunca usar camisas com abertura estreita, como aquela do Nicholas ou do Craig? Não, elas ficam muito bem quando usadas sem paletó ou gravata:

Outra questão relevante é a abertura das abas do colarinho e sua relação com os nós das gravatas. As golas com abas mais abertas pedem nós maiores, como o full windsor adotado pelo ator Mads Mikkelsen em sua interpretação do personagem Hannibal na série epônima (note, também, que como o Hannibal é um homem sofisticado ele usa o colarinho terminando na lapela do paletó).

Já as golas com abas mais fechadas pedem nós menores, como o four in hand usado pelo Rei Felipe VI na foto abaixo. É uma questão de proporcionalidade no preenchimento do espaço negativo deixado pelas abas da gravata.

Visto isso, vamos falar sobre os principais tipos de colarinho.

Oxford

O colarinho Oxford é uma gola mole que tem como característica marcante a presença de casas de botão nas pontas. Os botões prendem o colarinho no lugar. São menos formais que outros tipos de gola e ficam ótimas no uso sem gravata. Uma curiosidade: as camisas com esse tipo de colarinho foram pensadas para a prática de esportes e até hoje a Brooks Brothers chama a gola de “polo collar”.

Evite usar com paletó e gravata, é difícil não ficar parecendo uma gerente de nível médio americano.

(se você for o Paul Newman, pode)

Mas se você quiser de todo jeito usar uma camisa oxford com paletó e gravata vale optar por paletó e gravata menos formais, como, por exemplo, paletós spalla camicia (ombro sem ombreira, costurado como camisa), um só corte na traseira, em tecidos menos estruturados e gravatas mais leves e sem forro.

Club, Golf ou Eton College

A gola club tem como caractarística marcante as pontas arredondadas. Elas foram criadas a pedido dos alunos a Eton College, a escola da elite britânica.

A ideia dos alunos era fazer algo que os distinguissem das demais pessoas, um símbolo oculto que quem sabia, sabia. O estilo virou moda no início do século XX e entra e sai de moda desde então.

Mas é só para quem banca o look.

Gola padre/Mandarin/Band Collar

A gola padre é aquela que não tem abas. Foi feita de forma a impedir o uso de gravata. Super casual, usar com um terno, como fez o Jude Law na foto abaixo é um statement estilístico forte.

Wingtip

O colarinho wingtip tem esse nome por suas abas serem duas asinhas. Ele só deve ser usado com gravata borboleta, nunca sem gravata e é o mais apropriado para eventos Black Tie ou White tie (falei sobre os códigos de vestimenta neste outro artigo: Casual, esporte fino, passeio completo, rigor, black tie, white tie: decifrando os códigos de vestimenta. | by Ouriço de Cartola | Medium)

As asinhas devem sempre ficar atrás da gravata borboleta. Estilosíssimo.

Pin Collar

É o colarinho com furos para passar um prendedor de colarinho. A função é segurar o colarinho no lugar. Hoje em dia é basicamente um fashion statement. Evite usar pin collar e prendedor de gravatas ao mesmo tempo, aí já é demais.

--

--

Ouriço de Cartola

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula. AWIN