Existe algo profundamente errado nos barbeadores modernos

Em artigo anterior (https://ourico.medium.com/o-guia-do-barbear-ef7a34bf1b29) falei como se barbear corretamente, evitando pelos encravados e irritação na pele. Os leitores mais atentos podem ter percebido que um elemento muito importante do processo de barbear não foi mencionado: o barbeador.

Não foi mero esquecimento, o barbeador precisa de uma discussão só dele. E ela está aqui.

Quem leu o artigo anterior já entendeu que a função da espuma é proteger a pele da ação da lâmina e lubrificar a passagem da última. Assim, logicamente se conclui que a última coisa que você quer fazer é passar a lâmina sem espuma de barbear.

De posse desse conhecimento, o que os JÊNIOS das empresas de barbeador fizeram? COLOCARAM UM LIMPADOR DE PARABRISA ANTES DAS LÂMINAS!!!! Quando o pelo atinge a primeira lâmina já não há nenhuma espuma para proteger a pele.

Anatomia de um barbeador moderno: o limpador de para-brisa tira a espuma da pele antes da lâmina encostar no pelo.

Para piorar a situação ainda colocaram mais 2, 3, 4 ou 5 lâminas depois da primeira. O limpador de para-brisa tira a espuma da cara, a primeira lâmina termina de raspar qualquer resquício de espuma que tenha restado e depois você passa 2, 3, 4 ou 5 lâminas NO SECO!! E, ironicamente, depois que todas as lâminas já passaram em sua pele, vem uma fita lubrificante…

Não tem como não irritar a pele!

E que aparelho eu uso então?

Use um aparelho que só tenha uma lâmina e não tenha um limpador de para-brisa antes dela, como o Qshave:

O aparelho Qshave tem regulagem de agressividade do barbear (os números menores fazem um barbear menos rente, para iniciantes ou pessoas com pele muito sensível, e os maiores trazem um barbear mais rente, para usuários experientes ou com pele menos sensível)

O DS, totalmente feito em aço inoxidável, que vai estar novinho quando seus bisnetos o herdarem:

Ou ainda, para quem não gosta de importar, o Parker 24C, vendido pela shaveplace.com.br (no grupo do ouriço no telegram tem um cupom de desconto para a loja, entra lá: https://t.me/joinchat/TOl-n8X4qXM3MjYx):

Aparelho de Barbear Parker 24C Open Comb — Shave Place

Com esses aparelhos você não terá nenhum dispositivo tirando a espuma do rosto antes da lâmina fazer o seu trabalho. O peso deles é suficiente para a realização do corte da barba, então você não deve fazer pressão, basta deixar o aparelho fazer o serviço.

E como é que eu faço a barba usando um troço desses, Ouriço?

O vídeo abaixo (a partir do segundo minuto) mostra como fazer:

How to Shave with a Safety Razor | AoM Instructional — YouTube

E lâminas pra isso, onde tem? Qual a marca?”

Existem dezenas de marcas de lâmina para esse tipo de aparelho, o ideal é encontrar a que você mais gosta e se manter nela (algumas, como as BIC e Wilkinson, são universalmente odiadas).

Para facilitar a sua vida, o pessoal da shaveplace criou um kit degustação com 6 lâminas de diferentes marcas (no grupo do ouriço no telegram tem um cupom de desconto para a loja, entra lá: https://t.me/joinchat/TOl-n8X4qXM3MjYx):

Kit com 6 Lâminas Variadas — Shave Place

As minhas preferidas (e que também são quase unanimidades no mundo do barbear) são:

A Gillette Platinum fabricada na Rússia:

A japonesa Feather:

A americana Personna Medical Prep (bem superior às personna normais):

Personna double edge medical prep razor — Model 74–0002–100 Blades made in USA | eBay

E a russa Astra:

Levando em conta que eu, que tenho a barba grossa e fechada, uso 7 vezes cada lâmina, um pacote de 100 lâminas dura cerca de 2 anos de uso diário com uma semana de folga por ano. É muito barato usar essas lâminas, e o resultado final, depois que você pega o jeito, é beeeeem melhor.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.