Dicas de Elegância Masculina

Há quem diga que elegância é característica inata, mas este Ouriço de Cartola aqui acredita que é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer um, inclusive depois que somos adultos. Aos que acham que o “ser um homem elegante” é frescura, vale lembrar que o ditado já diz “a primeira impressão é a que fica”. Como você se veste e, principalmente, o seu comportamento, revelam muito sobre quem você é.

Sendo assim, deixarei aqui algumas sugestões que podem ser úteis para melhorar não só a sua imagem, mas o seu dia a dia! Elas perpassam por temas como roupas, calçados, mas também sobre ações simples que farão as pessoas perceberem que há algo positivamente diferente em você.

Sobre o seu Guarda-Roupas

Antes de sugerir o que veste bem ou não um homem, segue um conselho que fará bem a você e a outras pessoas: se o seu armário tem roupas que você não usa há mais de um ano ou que não cabem mais, simplesmente doe! É uma boa oportunidade para abrir espaço para novas peças e, ainda, fazer uma boa ação. Quer fazer ainda melhor? Sempre que comprar uma roupa nova, doe uma peça velha equivalente.

Uma boa orientação para não errar com vários tipos de roupas e calçados é: use estritamente para aquilo que eles foram criados. Vamos de exemplos! Primeiro, dê uma boa olhada nas roupas que você tem. Está vendo calças e bermudas cargo? Também há botas de construção ou escalada e galochas? E macacão? Bem, todos eles são EPIs. Desta forma, sendo equipamentos de proteção individual, você só deve usá-los se for realmente necessário, por obrigação, seja em uma obra, se for mecânico ou vai escalada — cada um com seu devido EPI, você entendeu.

Mantenha o pensamento acima quando se tratar de tênis de corrida: eles não são para usar no dia a dia ou dentro da academia, são fabricados para quem vai correr ou pular. Na academia dê preferência aos tênis de sola reta e firme. Ainda dentro do tema esportivo: você é jogador ou está assistindo o jogo do seu time do coração? Se não for uma dessas opções, não há motivos para estar vestido com a camisa do time.

Tênis de corrida, galochas, capas de chuva, calças cargo etc são equipamentos de proteção individual. Use-os como tal.

A dica de ouro para ocasiões informais: aposte no básico. A combinação de jeans azul escuro, camiseta branca e tênis é estilosa desde que inventaram a camiseta e certamente sempre será deste modo.

Dicas do Gabinete: Barba, Cabelo e Afins

Ter ou não ter barba? Isso é você quem determina, mas faça-o do modo correto: se decidiu usá-la, assim como o bigode, deixe claro, na aparência deles, que se trata de uma escolha proposital. Ou seja: cuide! Já se você não vai cultivá-la é necessário fazer a barba todos os dias. Sim, todo-santo-dia. Esse cuidado também deve ser dispensado aos seus cabelos: cortar os fios todos os meses, para manter o corte, é fundamental! Pode ter certeza que mesmo o corte mínimo faz uma grande diferença.

Corte os cabelos todos os meses para manter o penteado sempre perfeito.

Em relação a outros pelos (calma!): corte os do nariz, raspe ou corte os da orelha e ninguém, absolutamente ninguém fica bem de monocelha! Já no que se refere às suas unhas: corte-as toda semana. Ter um cortador de unhas ou uma tesourinha em seu local de trabalho, se possível, facilita para que nunca esqueça. Deste modo você não fica parecendo um cover de Zé do Caixão. Se a sua atividade profissional ou hobby deixa suas unhas sujas, lave-as com água e sabão ou sabonete e, se necessário, uma escovinha de cerdas de nylon específica para esse uso. Ter higiene é o básico da elegância.

A escova de unhas é excelente para quem tem hobbies que causam o acúmulo de sujeira sob as unhas. Basta molhar a escova, esfregar em um pouco de sabão e escovar os dedos em suas cerdas, a sujeira sai em instantes.

A tesoura para aparar pelos do nariz, sobrancelhas e bigode deve ter a ponta redonda para evitar cortes:

Para os pelos das orelhas e para a monocelha, nada melhor do que um pinça da tweezerman. Sim, ela é mais cara que as outras pinças do mercado mas como segura os pelos com muito mais firmeza o trabalho de remoção deles fica muito mais rápido e fácil. E não, não é frescura tirar a monocelha e esses tufos de cabelo das suas orelhas!

Por ora é só, vou evitar deixar este texto longo demais. A respeito de roupas, existe um outro post muito bacana, aqui no Medium do Ouriço. Em breve trarei outras sugestões, inclusive mais específicas, como só sobre sapatos, gravatas ou outros assuntos que julgar interessantes. A propósito, você também pode me sugerir temas e enviar as suas dúvidas. As redes do Ouriço de Cartola estão todas aqui: http://linktr.ee/cegadede. Até a próxima!

--

--

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ouriço de Cartola

Ouriço de Cartola

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.