Cuidados com a tábua de corte

Eu não sei se acontece com vocês, mas toda vez que eu via um chef na TV ou youtube usando uma linda e impecável tábua de corte de madeira eu ficava com vontade de ter uma mas me continha pois sabia que depois de alguns meses de uso toda aquela beleza e brilho teria ido embora e só sobraria uma tábua triste, opaca, ressecada e cheia de riscos.

O tipo de tábua que me emocionava (fotografia: https://www.designplatesbr.com/)

Acompanhando alguns chefs durante muito tempo, percebi que as tábuas continuavam lindas entra ano, sai ano. E isso me intrigava: como é que eles mantinham suas tábuas em estado de novas durante tanto tempo?

Foi então que eu aprendi sobre a “manteiga de tábuas”.

Ela transforma uma tábua que está assim:

Para uma tábua assim:

Ou assim:

Para isto aqui:

E o que é essa “manteiga de tábua”, você me pergunta. É uma mistura de óleo mineral com cera de abelha (geralmente na proporção 3:1 ou até 1:1).

Em ambientes frios a manteiga de tábua fica assim, sólida (crédito da imagem: Wood Butter — A Recipe for Your Utensils! | Creative Culinary (creative-culinary.com))

E como se faz isso? Você vai comprar óleo mineral na farmácia e cera de abelha no mercadolivre (ou em outro local que você achar cera de abelha para vender) pesar os ingredientes (ex: 300g de óleo mineral e 100g de cera de abelha) e os derreter em um pote em banho maria. O resultado você guarda fechado para quando precisar usar. A manteiga dura anos em temperatura ambiente, então é interessante você fazer logo uma boa quantidade.

“Mas Ouriço, isso aí dá muito trabalho de fazer, tem que comprar óleo mineral, achar onde vende cera de abelha e derreter ela em banho maria! Não tem algum lugar que venda isso pronto?

Tem, jovem, a Design Plates vende o produto já prontinho (https://www.designplatesbr.com/produtos/cera-para-tratamento-em-tabuas-de-corte/) e ainda tem cupom de desconto de 10% para qualquer produto do site (o cupom é #OURICO_DE_CARTOLA).

Bom, mas voltando. Como se usa a manteiga de tábua? Quando você for usar a manteiga, coloque seu pote em uma panela com água e ligue em fogo baixo até que ela fique completamente transparente:

a manteiga de tábua toda derretida e pronta para ser usada

Agora pegue uma colher de sopa de manteiga, despeje sobre a tábua e espalhe bem por toda a sua superfície. Deixe a tábua lá quietinha, curtindo o hidratante por meia hora e depois tire o excesso com toalhas de papel.

curta as suas tábuas devidamente renovadas

“E com que frequência eu repito o processo?”

Uma vez por mês.

Você já faz parte do grupo do Ouriço no telegram? Entra lá: https://t.me/joinchat/TOl-n8X4qXM3MjYx

Já me segue no twitter? (7) ouriço de cartola (@cegadede) / Twitter

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.