Como reconhecer um paletó de qualidade
Cinco maneiras de identificar um paletó bem ajustado/de excelente qualidade.
1) Não há folga no colarinho. Vejam Sean Connery, com seu costume feito sob medida em Saville Row, e notem como a lapela do paletó segue o colarinho da camisa.
Agora notem Daniel Craig, com seu paletó mal ajustado: a lapela sequer encosta no colarinho da camisa. (bonus: teste do olhinho)
2) Lapela “rolada” (ou lapel roll), alapela que, ao invés de ser vincada, rola para fora do paletó. O paletó da imagem abaixo tem uma lapela rolada bem pronunciada (até demais para o meu gosto), quis apenas ilustrar esse ponto.
3) A linha do ombro deve ser reta*, sem ondulações Veja Sir Roger Moore ilustrar perfeitamente a questão:
Agora, vamos ao contra exemplo: Note a ondulação no ombro e no braço do paletó
4) A casa de botão do boutoniere. Os melhores paletós têm a chamada casa milanesa, na qual um “clipe” de metal é contornado por linha de costura em volta do furo, como na imagem abaixo:
Os paletós muito muito bons têm casas de botão cortadas e depois arrematadas com linha, você vai reconhecer isso quando notar que o tecido do paletó não ultrapassa a costura da casa do botão. Veja na imagem a seguir
:
Nos paletós feitos da forma mais barata, primeiro se costura a borda da casa e depois se corta o tecido. Você vai perceber que o tecido ultrapassa a costura da casa do botão:
5) As costas de um bom paletó seguirão o desenho natural de suas costas. Perceba, na foto abaixo, que, mesmo o usuário tendo um ombro mais alto que o outro, a linha das costas é perfeitamente reta e perpendicular ao chão.