Como achar o número correto de seu sapato social.

Introdução

Um fio sobre sapatos sociais masculinos, com detalhes sobre métodos de fabricação, como reconhecer um sapato de qualidade e, mais importante, como achar o seu número correto.

Carlinhos em 1971 com seu par novinho de oxfords
Carlinhos, nos dias de hoje, com o mesmo par de Oxfords.
  1. comprar sapatos de couro de qualidade
  2. comprar em lojas que ofereçam o serviço de troca da sola (e aí fica a dica: se a loja tem esse serviço é sinal forte de que o couro que usam para os sapatos é de boa qualidade).

Formato de pés e reducionismo.

Antes de entrar propriamente nos sapatos, falemos um pouco sobre os pés. Pés, como todos sabemos, vêm em todos os tipos de formatos, pisadas e tamanhos.

Pés no formato grego ou egípcio se adaptam melhor aos sapatos com bicos mais finos, enquanto os germânicos e celtas estão em casa em sapatos com bicos mais largos. O Romano fica no meio do caminho.
Página do pedido de patente do dispositivo de Brannock

Como escolher sapatos do tamanho certo

Dito tudo isso, vamos ao que importa: como comprar um sapato do tamanho certo.

As diversas formas dos sapatos da Vaas.
  1. O sapato deve ser bem justo. Isso mesmo! Não é pra ter um sapato folgado de saída. Couro cede. O solado se molda aos seus pés. Um sapato já folgado vai provavelmente resultar num pé sambando dentro dele, o que não só causa problemas ortopédicos, como gera rugas e outras deformações feias no calçado.
  2. Um problema: um sapato de boa qualidade e que sirva bem no seu pé, paradoxalmente, requer um período de ajuste. Assim, um sapato novo nunca deve ser usado para se andar muito no primeiro dia. Ele provavelmente vai arranhar o calcanhar e raspar no peito do pé e nos dedos. Um professor da NYU amigo de um dos autores deste texto comprou um sapato bem bonito da Magnanni e usou na viagem de Nova York pra Shanghai. Chegou com o calcanhar sangrando e queria devolver o sapato. Falamos pra ele pra usar mais duas vezes, em ocasiões que não fosse andar muito. Pronto. Hoje, o sapato veste como se fosse uma luva (com trocadilho) e ele pode andar o dia inteiro sem problemas.
  3. Sapatos de boa qualidade são desenhados para que a ponta fique longe dos dedos. Então, não se assuste se os dedos do seu pé não chegarem perto do final do calçado. É assim mesmo.
  4. O seu pé tem que caber de forma bem justa dentro do sapato, sem estar espremido. É um pouco difícil explicar, mas é normal que seu dedo mindinho raspe na borda do sapato, o seu peito do pé pareça bem justo e o calcanhar arranhe. Mas não é pra sofrer! O arco do calcanhar ter que estar bem apoiado, mas não é pro seu pé entrar mediante um esforço militar.
  5. Conheça seu pé! Um dos autores tem o direito chato e o esquerdo destruído pelo basquete, o que significa que pra uma determinada marca ele comprou um sapato 43 largo pro pé direito e 43 normal pro esquerdo. Aliás é bem comum que uma pessoa tenha os pés com tamanhos diferentes e é por isso que se deve medir os dois pés para descobrir o seu número e experimentar os sapatos nos dois pés.
  6. É também possível, como em alguns casos, que seja quase impossível ter um sapato confortável de uma determinada marca. Um dos autores desse fio tentou de todas as formas achar o número adequado da marca Carmina mas desistiu. As formas da marca são ideais para quem tem pés com peitos do pé mais chatos, o que não é o caso do “coitado”, que tem um peito do pé alto (“high-instep”).
  7. A forma de construção do sapato afeta o período de ajuste. Por exemplo, um sapato com construção “Goodyear” é normalmente mais firme que um sapato “Blake” (ou blaqueado, como se chama no Brasil) e requer um período de ajuste maior. Vamos fazer um artigo sobre tipo de construção de sapatos, mas em termos de “qualidade”, o melhor tipo de sapato masculino é costurado à mão (handwelted), com os métodos “Goodyear” e “Blake (e sua variante, Blake-Rapid)” sendo os outros mais usados pelas boas marcas.
Um sapato muito grande formará rugas/estrias bastante ressaltadas
Sapatos no tamanho certo terão rugas e estrias muito menos ressaltadas.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.