É uma lista de indicação de azeites que vocês queriam?

Vamos lá então virar o ano elevando o nível das refeições.
Nessa época do ano, alguns azeites excelentes azeites brasileiros já estão esgotados. A próxima safra chega ao mercado em abril.

Um dos azeites brasileiros mais incríveis deste ano é o Sabiá, produzido na Serra da Mantiqueira. A produção foi baixa e já está esgotada, mas ainda existem garrafas à venda. Compre e compare com o azeite aí da sua cozinha. Aliás, jovens, para aprender a degustar produtos, o truque é sempre esse. Comprar dois itens, pelo menos, da mesma categoria, e fazer uma comparação olfativa e gustativa.
Preço: 67,90 (250 ml)

Na mesma linha de azeites de intensidade suave a média, o Estância das Oliveiras também é ótimo. Esse é bem versátil. Vai acrescentar um sabor amendoado delicioso a saladas.
Preço: 63,00 (250 ml)

Dos azeites intensos, experimente o coratina Olivas do Sul. Use para finalizar carnes grelhadas. Não use em saladas de folhas claras (alface) porque ele é muito intenso. Também fica delicioso em pratos com grãos e temperos fortes (lentilha, grão de bico, feijão branco, etc)
Preço: 60,00 (250 ml)

Além dos anteriormente citados, é possível comprar azeite direto de produtores. Verifique o site da Prosperato Azeites, por exemplo, que entrega em todo o Brasil.

Para o afegão médio, lamento: não há azeites brasileiros baratos. Mas eu sei que você paga muito mais que 60 reais por uma garrafa de vinho que consome numa noite. O azeite vai durar 3 ou 4 semanas. Em algumas lojas do Pão de Açúcar e Zaffari é possível encontro o gaúcho Batalha, com preço ligeiramente abaixo dos mencionados anteriormente.

Para o dia a dia, eu recomendo
O-Live: é um chileno que costuma estar na faixa dos 30 reais. Não é um grande azeite, mas já ganha dos tradicionais por não ter defeitos no aroma.
Santiago: também chileno, faixa dos 30 reais, provavelmente o melhor custo-benefício hoje nessa categoria.
Herdade do Esporão: na faixa dos 50 reais. É um dos azeites portugueses que venceu a dicotoma volume produzido X qualidade.

Quando estiverem no supemercado, me mandem uma mensagem direta no Twitter (https://twitter.com/umlitrodeletras) com a foto da gôndola. Se eu estiver online, posso ajudar a escolher (e assim fico informado também do que tem aí pelo Brasil afora).

O autor do artigo, Sandro Marques, é um experto em azeites e autor do livro “Extra fresco, guia dos azeites brasileiros"
https://amzn.to/3DpN9xM

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.

Aqui se fala de atracamento de navio a zurro de mula.